A indústria brasileira vem enfrentando um aumento
gradual e contínuo de preços. Em reais, já descontada a inflação, a folha de
salários na indústria aumentou 25% desde 2005, enquanto a energia elétrica
industrial ficou 28% mais cara. Com a valorização do real, esses e outros
custos de produção ficaram ainda mais pesados, afetando a competitividade do
setor, seja na exportação, seja no mercado doméstico, onde aumentou a presença
de produtos importados. Nos últimos seis anos, a produção industrial cresceu
15%, enquanto o volume de vendas no varejo, 70%.
Para conviver com o aumento de custos, a indústria
adotou estratégias de defesa que acabaram por afetar o próprio setor. Elas
buscaram fornecedores mais baratos no exterior, montaram unidades fora do país
e desviaram as vendas ao exterior para o crescente mercado doméstico. Em 2004,
a fabricante de compressores Bitzer importava 30% dos insumos que consome no
processo produtivo. Hoje, essa fatia fica entre 60% e 70%. Na Weg, as receitas
provenientes do exterior passaram de 40% em 2009 para 44% em 2011.
O conjunto das estratégias adotadas pela indústria
e as políticas macroeconômicas brasileiras derrubaram a indústria de
transformação, em 2011, para o menor patamar de participação no Produto Interno
Bruto (PIB) em cinco décadas - 14,6%. O fator que acentuou a piora na situação
da indústria no ano passado, dizem economistas consultados pelo Valor, foi o aumento da capacidade ociosa na indústria
global em um cenário de menor expansão dos países desenvolvidos enquanto o mercado
brasileiro ainda crescia. Como consequência, houve uma corrida das empresas
estrangeiras para vender no Brasil.
A valorização do câmbio - de 40% em termos reais
ponderada por uma cesta de 15 moedas desde 2005 - foi tão expressiva que a
indústria perdeu competitividade não apenas para a China, mas também enfrenta
dificuldade para concorrer com produtos alemães. Mesmo assim, os economistas se
dividem sobre qual o papel do câmbio na perda de dinamismo e, consequentemente,
na possibilidade de retomada do setor.
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