Tribuna da Bahia
Nelson Rocha REPÓRTER
O mundo mudou e os profissionais da área contábil estão atentos às mudanças. Cerca de 1700 representantes do setor participaram na Costa do Sauípe da 14ª Convenção Nacional das Empresas de Contabilidade e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (CONESCAP).
Diante de autoridades, políticos e palestrantes, o senador José Pimentel, do PT do Ceará adiantou que a questão do ICMS na origem ou no destino será uma das próximas pautas a ser discutida pelo Congresso Nacional ainda este ano.
"O setor contabilista é fundamental para a prestação dessas informações", justificou Pimentel, ao passo em que solicitava à organização da CONESCAP que envie o relatório final da Convenção ao Senado. "Queremos usar as conclusões de vocês e atender às solicitações", declarou.
Ao inaugurar o evento, Patrícia Jorge, presidente do Sindicato das Empresas Contábeis e de Serviços da Bahia - SESCAP-Bahia, enfatizou por que da escolha da Bahia para sediar o maior evento do setor de empresas de serviços do País pela primeira vez.
"O Brasil foi descoberto na Bahia. Por isso que nós, da organização, sentimos como se estivéssemos abraçando todos vocês, que são os filhos que retornam para casa. Cada detalhe desse evento foi cuidado com muito carinho durante dois anos. Portanto, sejam bem vindos à terra que é de vocês", disse.
O Secretário de Estado do Estado do Paraná, Luis Carlos Hauling, foi o homenageado no evento pelas contribuições ao setor contábil. "Os contadores são o elo principal entre o Governo e a sociedade.
Se não fossem os contadores os recursos dos Municípios não seriam recebidos", declarou. Luiz Caetano, presidente da União de Prefeitos da Bahia, engrossou a fala de Hauling: "Quero aqui hoje fazer uma homenagem ao profissional contador, que é peça fundamental para a organização de todas as prefeituras", ressaltou.
Com tema central "Organizações Inteligentes: O Mundo Mudou", a 14ª CONESCAP explorou as necessidades de evolução e atualização das empresas de serviços. Além de debates, painéis, oficinas e apresentações de cases de marketing, o evento ainda contou com a feira de negócios FEINESS, a CONESCAP Run e a CONESCAP FEST, com show de Daniela Mercury.
Na programação de debates e mesas redondas, o destaque ficou para a discussão sobre o planejamento tributário das empresas que vão prestar serviços para grandes eventos esportivos no Brasil, a exemplo da Copa do Mundo e Olimpíadas. O ex-jogador de futebol Bobô, forte referência do esporte baiano, foi um dos convidados para o debate.
Outros temas importantes foram discutidos no encontro: formas alternativas de tributação, indicadores de sustentabilidade, sucessão e gestão de empresa familiar, inovação corporativa e governo eletrônico na era digital.
Na última jornada da CONESCAP, os participantes do evento tiveram a oportunidade de ouvir o multimídia Marcelo Tas, âncora do programa CQC- Custe o Que Custar, da Band, que fez a palestra de encerramento da convenção, intitulada: "Inovação: Criatividade na Era Digital".
0 comentários:
Postar um comentário