Os Significados dos Símbolos Contábeis
O Caduceu simboliza a Contabilidade e é representado por um bastão entrelaçado por duas serpentes e um elmo alado. Uma das simbologias de Mercúrio, legendário Deus protetor do comércio, emblema da paz e prosperidade. A insígnia da profissão contábil, significa a capacidade, a inteligência e a astúcia. A sua origem se explica racionalmente e historicamente pela suposta intervenção de Mercúrio (Deus Grego), diante de suas serpentes que lutavam, as quais se enroscavam em seu bastão, os romanos usavam o caduceu como o símbolo do equilíbrio e boa conduta.
O caduceu é na atualidade a insígnia do bispo católico ucraniano. Do ponto de vista dos elementos, o caduceu representa sua integração, correspondendo o bastão à terra, as asas ao ar, as serpentes à água e ao fogo (movimento ondulante da onda e da chama).
O Bastão
Representa o poder de quem conhece a Ciência Contábil, que tem por objeto de estudo o patrimônio das entidades.
As serpentesSimbolizam a sabedoria, isto é, o quanto se deve estudar antes de agir, para escolher o caminho correto e ao mesmo tempo o mais vantajoso para o cliente.
As AsasFiguram a diligência, a presteza, a dedicação e o cuidado ao exercer a profissão.
O ElmoPeça de armadura antiga que protegia a cabeça, tem o significado de proteção contra pensamentos baixos que levem a ações desonestas.
postagem: Carmen Cristina Pfeifer
fonte: www.crcgo.org.br ; www.facsaoroque.br
0 comentários:
Postar um comentário