Anuncio

-

História da Secretaria da Receita Federal do Brasil



A História do Fisco no Brasil começa em 1534 com a criação das Provedorias da Fazenda Nacional.
Pulando 434 anos de história, encontramos, em 1968, um fisco dividido em quatro órgãos públicos, que funcionavam de forma independente entre si: Departamento de Arrecadação, Departamento de Rendas Internas, Departamento de Rendas Aduaneiras e Departamento do Imposto de Renda.

Imaginem que confusão para o contribuinte! Se ia importar ou exportar algo, tinha que se haver com o Departamento de Rendas Aduaneiras. Se estava devendo ao Fisco, sua ligação era com o Departamento de Arrecadação. Para o imposto de renda existia um órgão exclusivo e, para qualquer outro tributo interno, o contribuinte devia procurar o Departamento de Rendas Internas.




Nesse ponto, entrou em cena a Receita Federal. Todos esses departamentos foram extintos e o novo órgão adotou uma estrutura inovadora subordinada a um único chefe: o Secretário da Receita Federal.

Durante muito tempo, cada área técnica possuia sua própria estrutura de atendimento. Na década de 90 foi adotada uma nova filosofia: os Centros de Atendimento ao Contribuinte (CAC). A partir de então o cidadão passou a resolver seus problemas com o Fisco em um único local.

Hoje com as inovações da tecnologia é possível solucionar muita coisa sem sair de casa, pela Internet. É o máximo!

Para melhor servir a sociedade, em maio de 2007 começou a funcionar a Receita Federal do Brasil (RFB), união da Receita Federal e da Receita Previdenciária.

A nova Receita cuida dos principais tributos federais, da aduana e agora também das contribuições previdenciárias, sem esquecer do combate à sonegação fiscal. 
 
No sitio Memória da Receita Federal do Brasil, você pode conhecer mais detalhes da história da Administração fiscal no Brasil. Não deixe de nagevar por lá.

Conhecendo a Receita Federal do Brasil
Olá! Se você quer conhecer o papel da Receita Federal nesta história de cidadania, é só consultar os professores da nossa Escola. Para conhecer a Receita Federal como um todo, vá ao CAC, que sabe explicar direitinho o que esta Casa faz!



"E eu com isso?"
Professor Sócrates
Tributação e Julgamento
"As coisas são feitas só aqui?"
Professora Sofia
Aduaneira
"Quem paga a conta?"
Professor Tales
Administração Tributária
"Onde está o meu dinheiro?"
Professora Helena
Fiscalização
"Informação!"
Dona Carmen
Tecnologia

Visite a Receita Federal Gostaram do que viram? Haaam... mas nada melhor que uma visita às nossas unidades espalhadas por todo o Brasil. Peça ao seu professor para entrar em contato com a unidade mais próxima de sua escola e venha conhecer de perto o nosso trabalho. Até breve!

0 comentários:

Postar um comentário