Anuncio

-

Notícia: Preparar contabilistas para as novas normas contábeis é o principal desafio da nova gestão do CRC SP



Presidente do Conselho, Luiz Fernando Nóbrega, afirma que Contabilidade está mudando e atualizar-se é uma questão essencial

Por Redação Contábeis em 16/01/2012
Capacitar continuamente os estudantes e profissionais da área contábil no processo de transição para adoção das IFRS (International Financial Reporting Standards – Normas Internacionais de Contabilidade) e em todos os assuntos que dizem respeito à profissão. Esse é um dos principais objetivos do novo presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC SP), Luiz Fernando Nóbrega, empresário contábil da cidade de Bauru desde 1996, eleito de forma unânime pelo plenário da Entidade, no dia 2 de janeiro de 2012.


“Nosso grande desafio para a gestão 2012-2013 é capacitar estudantes e contabilistas em todos os assuntos inerentes à classe. A profissão está mudando e é preciso mostrar o nosso valor. Neste contexto, quando pensamos nas diferentes realidades que nós, profissionais contábeis, temos, devemos nos preparar para enfrentar diferentes desafios, para que consigamos nos consolidar dentro das nossas áreas de atuação, agregando valor ao nosso trabalho”, afirma o presidente.
Desde que começou a se falar da convergência das Normas, o CRC SP vem desenvolvendo ações em diferentes níveis. Já foram feitos vários seminários e palestras sobre as novas normas de contabilidade, trazendo conteúdos específicos. No ano passado foi criado o “Canal IFRS-PMEs”, programa da TV CRC SP, para pequenas e médias empresas, onde o contabilista não só pode assistir, mas também baixar material de suporte. “E a ideia é continuar a divulgação desse tema, aprofundando um pouco mais, chegando a níveis mais detalhados, com conteúdo prático. O grande desafio é capacitar o profissional e mostrar para a sociedade do que ele é capaz”, destaca.
Na opinião de Nóbrega, a sociedade está demandando do contabilista muito apoio e assessoria constante. “Inclusive, temos uma nova demanda nova no mercado: 30 milhões de novos brasileiros passaram a condição de “nova classe média”. Eles estão consumindo, produzindo riquezas e, portanto, demandando serviços. A velocidade das mudanças contábeis tem exigido atualização constante. Quem não se adaptar, dificilmente conseguirá se manter no mercado”.

Perfil de Luiz Fernando Nóbrega
Apesar de jovem, Luiz Fernando Nóbrega tem mais de 20 anos de profissão. Integrou no curso de Ciências Contábeis aos 17 anos na Instituição Toledo de Ensino de Bauru, mesma idade que começou a trabalhar em um escritório contábil. É pós-graduado em Administração de Marketing e Recursos Humanos e em Controladoria e Finanças.
Nóbrega iniciou sua atuação nas entidades de classe como diretor e membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Contabilistas de Bauru. Nóbrega é conselheiro efetivo do CRC SP há mais de 12 anos, sendo um dos mais novos integrantes do órgão. Foi vice-presidente de Desenvolvimento Profissional na gestão 2008-2009 e vice-presidente de Administração e Fiscalização na gestão 2010-2011. É professor universitário da Instituição Toledo de Ensino, ministrando aulas no curso de graduação em Ciências Contábeis, nas disciplinas Ética Geral e Profissional, Análise de Custos e Contabilidade Internacional, além de palestrante com várias apresentações no Estado de São Paulo e fora dele.
Danielle Ruas
Fonte: Deleon

0 comentários:

Postar um comentário