Anuncio

-

A Carreira em Ciências Contábeis


Ciências Exatas

Ciências Contábeis

As ciências contábeis tem como objetivo organizar e estruturar o funcionamento das empresas registrando as atividades, contas e pagamentos. Conheça mais sobre a carreira em contabilidade

A Carreira em Ciências Contábeis

Ciências Contábeis

Habilitação:
Contador / Contabilista
Duração do Curso:
4 anos
Área:
Humanas
Atributos do Profissional:
Raciocínio Lógico e Organização
Salário Médio:
R$ 1495,00
As ciências contábeis são uma área de estudo que tem como objetivo principal organizar e regulamentar o funcionamento das empresas.
Uma empresa, seja de qual espécie for: comércio, produtos, manufatura ou serviços é sempre uma organização complexa e quanto maior ela se torna inclusive mais essa complexidade tende a aumentar.
Há registros de atividades de ciências contábeis desde os tempos dos antigos Faraós do Egito: eles já se preocupavam em controlar a produção de riquezas do reino e usavam os chamadosescribas ( espécie primitiva de profissional de contabildade ) para registrar e contar os alimentos, produtos e armas produzidos em todo o território Imperial.

Áreas de Atuação dos Profissionais de Ciências Contábeis

Trabalhando sempre em parceria com os profissionais de Administração de Empresas, os contadores ( profissionais de ciências contábeis ), planejam, gerenciam e fiscalizam as contas da empresa cuidando para que os contratos sejam válidos e também para que todos os impostos devidos sejam pagos, realizando um trabalho completo de gestão patrimonial.
Também é função do profissional de contabilidade interpretar informações econômicas do mercado e se atualizar sempre com as políticas fiscais do governo não deixando que a empresa entre na ilegalidade ou então faça negócio irregulares do ponto de vista contábil.
É sempre bom lembrar também que sonegação fiscal, balanço patrimonial adulterado e gestão fraudulenta de empresas são crimes em todos os países civilizados, o que faz também que o profissional de ciências contábeis atue como um orientador colaborando ativamente para a empresa implementar uma política de gestão patrimonial séria.
Para um profissional formado em ciências contábeis poder ganhar o título de contador ou contabilista é preciso que ele tire o seu registro junto aoConselho Regional de Contabilidade mais próximo ( cada estado Brasileiro, no caso, tem o seu ).
Esse registro, de um modo geral, é obtido através da realização de uma prova onde o profissional testa seus conhecimentos.


O Curso de Ciências Contábeis

Os primeiros 2 anos do curso de ciências contábeis são bem teóricos, formando a base principal do conhecimento do futuro contador, durante este período o aluno estudará conteúdos tais como teoria econômica, gestão, língua portuguesa e em algumas universidades até história.
A partir do terceiro ano, o curso entra em sua fase mais técnica e as matérias universais dão lugar as mais específicas tais como contabilidade comercial, direito tributário ( ou legislação ), contabilidade financeira e gestão patrimonial. A partir deste ano também começam a ser produzidos um grande número de trabalhos e estudos de casos.
Os estudos de casos e seminários produzidos pelos alunos são fundamentais para a formação técnica prática dos futuros profissionais de ciências contábeis.
O estágio para ciências contábeis nem sempre é obrigatório. As Universidades Federais, no entanto, podem exigir a produção de um chamado Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC ).
Ciências Contábeis

Grade Básica do Curso de Ciências Contábeis

  • Estatística
  • Gestão Patrimonial
  • Contabilidade Comercial
  • Direito Básico
  • Fundamentos da Teoria Econômica
  • Gestão Financeira
  • Política Tributária
  • História
  • Balanço Patrimonial
  • Contabilidade Aplicada

A Evolução das Ciências Contábeis no Brasil

Feitoria Portuguesa
Como o Brasil iniciou a sua história como uma colônia de Portugal, a partir do ano de 1500 as atividades de ciências contábeis já começaram a ser desenvolvidas por aqui.
Atividades de exploração de minerais, pesca, alimentos e principalmente corte de madeira ( Pau Brasil ) foram todas devidamente documentadas pelos Portugueses que instalaram por aqui vários projetos, as chamadas feitorias.
A medida que a economia da nova colônia ia crescendo e cada vez mais gente se instalava nas terras Brasileiras, o governo Imperial Português foi sentindo a necessidade de uma maior organização das atividades.
Em 1770, o rei Dom José de Portugal estabelece que todas as atividades de ciências contábeis no Império a partir de então deveriam ser feitas por profissionais formados e matriculados na chamada Junta Comercial Portuguesa.
É interessante lembrar no entanto, que esses profissionais de ciências contábeis ainda não eram chamados de contadores na época e sim deguarda-livros.
Esse termo vem do termo Inglês Book-keeper ( que quer dizer exatamente guarda-livros mesmo ). Na Inglaterra e nos Estados Unidos inclusive, ainda chamam os seus contadores de guarda-livros.
Em 1930, já na Era Vargas e na fase do Brasil República, o curso de ciências contábeis é mais uma vez reformado passando a formar 2 tipos de profissionais: os guarda-livros com 2 anos de curso e os peritos-contadores com 3 anos de curso.
A partir dos profissionais peritos-contadores, que tinham uma formação mais completa que os guarda-livros, começou a evoluir o conceito do contador moderno no Brasil e também a própria palavra contador que passou a ser usada para denominar os profissionais de ciências contábeis a partir de 1950.
Evolução dos Profissionais de Ciências Contábeis no Mundo
Mundo AntigoEra IndustrialMundo Moderno
ProfissionalEscribaGuarda-livrosContador
AtribuiçãoSimplesmente uma pessoa que sabia escrever. Anotava os dados a serviço do rei.Profissional que entendia de finanças e registrava números para as empresas.Profissional que cuida da gestão completa do patrimônio, balanço financeiro e questões fiscais das empresas.
Instrumentos de TrabalhoPapiro e tintaLápis e cadernosComputadores e calculadoras

Especializações da Carreira de Ciências Contábeis

  • Auditoria Fiscal: Especialização das ciências contábeis onde o profissional atua registrando, documentando e conferindo os registros financeiros da empresa tais como lucros, despesas e impostos.
  • Gestão Patrimonial: O profissional de ciências contábeis especializado em gestão patrimonial atua contabilizando e atualizando o patrimônio da empresa. O controle realizado por esse profissional é fundamental na hora de se avaliar o valor de mercado de uma empresa e também para calcular a depreciação dos bens.
  • Licenciatura em Ciências Contábeis: O profissional também pode fazer uma especialização para poder dar aulas em cursos de ciências contábeis, matemática, economia e administração de empresas.

Carreira em Ciências Contábeis: Aspectos Favoráveis

O contador é peça fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa, onde existir atividade econômica vai existir sempre um contador, há sempre muita oportunidade de trabalho para este tipo de profissional. O profissional de ciências contábeis pode atuar tanto como um profissional contratado permanente em uma empresa como também montando seu próprio escritório de contabilidade para atender várias empresas.

Carreira em Ciências Contábeis: Aspectos Desfavoráveis

Os aspectos mais desfavoráveis da carreira em ciências contábeis são a complexidade que o trabalho muitas vezes pode atingir ( cálculos de impostos de grandes empresas, por exemplo ) e também a necessidade de atualizações constante já que as leis estão sempre sendo aperfeiçoadas.

0 comentários:

Postar um comentário